Epicondilite lateral
O tratamento da epicondilite lateral através
RESUMO:
o objetivo deste estudo é comparar os efeitos terapêuticos da terapia por ondas de choque extracorpóreas (ESWT) para aqueles de cryoultrasound terapia (Crio-US) em epicondilite lateral crônica durante um período de 12 meses.
MÉTODOS:
duplo-cego, randomizado, controlado de 80 participantes tratado para Epicondilite lateral (EL) crônica com 3 sessões ESWT (Ondas) em 48/72 horas intervalos (n = 40) ou 12 sessões de terapia Crio(gelo)-Ultrasom (4 sessões por semana) (n = 40). Escala de Dor e satisfatórios resultados, considerados como a soma das pontuações excelentes e bons nos papéis e pontuação Maudsley, foram utilizadas como medidas de resultados no início do estudo e 3, 6 e 12 meses após o tratamento.
RESULTADOS:
os resultados mostram diferenças estatisticamente significativas na VAS entre os dois grupos de 6 (p <0,001) e 12 meses (p <0,001) em favor do Grupo ESWT. Ao fim de 12 meses, uma diferença de mais de 2 pontos na VAS entre os dois grupos é demonstrada a favor do grupo ESWT. Considerando-se resultados satisfatórios, diferenças significativas entre os dois grupos são observados em 6 (p = 0,003) e aos 12 meses (p <0,001) em favor do grupo ESWT onde os pacientes conseguir uma taxa satisfatória de mais de 50%.
CONCLUSÕES:
ESWT tem melhores resultados terapêuticos clínicos em 6 e 12 meses de follow-up, em comparação com a terapia Crio-US.
Nível de evidência:
1B.